Nós temos um município com muito potencial

para o desenvolvimento tecnológico.

Vereadora Gilda Beatriz cria nova lei que busca incentivar a tecnologia e o conhecimento científico em Petrópolis
Vereadora Gilda Beatriz cria nova lei que busca incentivar a tecnologia e o conhecimento científico em Petrópolis

Protocolado na Câmara Municipal, a medida da vereadora Gilda Beatriz tem o objetivo de desenvolver a área científica na cidade

Com o objetivo de fomentar a atividade tecnológica na cidade, foi protocolado na Câmara Municipal de Petrópolis um Projeto de Lei para instituir a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo da nova regra será estabelecer ações, palestras, atividades que valorizem a ciência no âmbito municipal.



A medida é de autoria da vereadora Gilda Beatriz (MDB), segundo a parlamentar o incentivo será uma forma de fortalecer o segmento, tendo como exemplo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

“Nós temos um município com muito potencial para o desenvolvimento tecnológico. Pensar em ações para fortalecer o setor, é algo que tem que ser feito pelo poder público. A medida poderá ser um ponto de partida para fortalecer a relação entre as entidades e o poder público.”, afirmou a autora.

Também é previsto a realização de homenagens de pessoas que atuem na ciência, tecnologia e inovação na cidade. Para Gilda, esta é uma maneira de valorizar quem faz a diferença no segmento.

“Com atividades educativas e a divulgação da produção científica local, sempre trabalhando junto à iniciativa privada, podemos criar mecanismos que fortaleçam todos os envolvidos. É uma ação moderna e que traz frutos diretos para a nossa economia. É muito importante debatermos os desafios e as conquistas da ciência em Petrópolis.”, completou Gilda.

Se for aprovada, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia será realizada na terceira semana do mês de outubro e será comemorada anualmente. Outros pontos importantes da medida visam o desenvolvimento educacional no município.




Ensino Técnico

A autora do projeto também protocolou uma indicação legislativa que tem o objetivo de criar o ensino técnico no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. A medida prevê o curso concomitante ao ensino médio, seguindo o exemplo de escolas estaduais que estão adotando modelos similares.