Projeto Metrô de Petrópolis.
Cidade Política

Convocação de chamamento público para o projeto Metrô de Petrópolis.

A abertura da “licitação” havia sido anunciada em

fevereiro do ano passado.

Projeto Metrô de Petrópolis.
Projeto Metrô de Petrópolis.

Foi publicado pela prefeitura no Diário Oficial do dia 10 um aviso de chamamento público para a apresentação de projetos de mobilidade urbana.

Um dos projetos que poderá ser implementado é o chamado ‘Metrô de Petrópolis’. O edital completo estará disponível no site da Prefeitura a partir da próxima sexta-feira (19) e a entrega dos envelopes com as propostas está prevista para acontecer no dia 22 de agosto.




A abertura da “licitação” havia sido anunciada em fevereiro do ano passado, durante a 14ª Conferência Municipal de Trânsito e Transporte, no entanto, a publicação do edital só aconteceu agora.

De acordo com a Prefeitura, o projeto aprovado deverá contar com estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira que irão compor a licitação da implantação e operação do sistema de transporte público coletivo com acionamento elétrico. A concessão do serviço será de 30 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

O chamamento público ou o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é a base para a apresentação do projeto do maglev (trem de levitação magnética). A implantação do novo modelo de transporte público vem sendo discutido desde 2017 na cidade e no ano passado foi apresentado ao Conselho Municipal do Trânsito (Comutran). No entanto, os conselheiros rejeitaram a proposta, alegando dúvidas.

O projeto do Maglev, que foi incluído no Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), prevê 11 quilômetros de extensão – sendo 4,5 km em via elevada e 6,5 km em via subterrânea) ligando o Quitandinha à Rua Teresa, no Centro.

A ideia inicial era um arco imperial com 16 quilômetros, mas foram feitas alterações para evitar que as estações ficassem em áreas sujeitas à inundação. A previsão é carregar cerca de 510 passageiros a cada viagem. Além disso, o trem anda a uma velocidade média é de 60 km/h, quatro vezes mais veloz do que o trânsito urbano, que gira em torno de 12 km/h.




Fonte: Prefeitura de Petrópolis/Tribuna de Petrópolis