Você sabe qual a diferença em Hacker e Cracker ?

Sempre que algo de ruim em tecnologia acontece as grandes mídias colocam a culpa nos “hackers”.

Vamos aprender a forma correta de quem é quem ?

Hacker e Cracker, são especialistas completamente distintos entre si.
Hacker e Cracker, são especialistas completamente distintos entre si.

A nomenclatura HACKER significa em sua essência simplesmente o termo ESPECIALISTA.

O termo HACKER foi cunhado na década de 80, para denominar pessoas (normalmente) jovens que passavam horas atras de uma tela de computador, ajudando a criar o que hoje todos conhecem e utilizam conhecido como INTERNET.

Embora muitos de nós associemos a palavra hacker ao criminoso virtual, essa não é a definição correta. Qualquer pessoa que se dedique intensamente em alguma área específica da computação e descobre utilidades além das previstas nas especificações originais pode ser considerado um hacker.

Uma pessoa se torna um hacker ao descobrir algo especial em um sistema qualquer que antes não parecia possível – não necessariamente uma brecha de segurança. Uma nova forma de editar uma planilha do Excel, navegar na internet utilizando metabuscas que antes não eram conhecidas, assim por diante, são todas especialidades que não existiam e foram descobertas ou criadas por especialistas (ou hackers).

Os meios de comunicação normalmente não diferenciam um hacker em alguma área específica de um criminoso virtual, tratando ambos com o mesmo sentido de ilegalidade.

Apesar de se esconderem no ciberespaço, fazem isso pois a sociedade mundial TEIMA em confundi-los com CRACKERS, que são bem diferentes em sua essência e suas atitudes.

Vamos falar agora de CRACKERS.

Os crackers  utilizam seus conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente.

Muitas vezes se aproveitando das falhas geradas pelos próprios usuários ao configurarem seus dispositivos, deixando assim falhas nas segurança ou simplesmente esquecendo de vez de se protegerem

Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.




Por: Roberto Loureiro